Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A origem do Carnaval

Já que acabou a festa,pelo menos a de carnaval, vamos falar um pouco sobre suas origens, embora não haja total consenso entre os historiadores.O Carnaval  tem seu início na Idade Antiga, mas precisamente na Grécia entre os séculos VII e VI a.c.,a intenção era agradecer aos deuses pela fertilidade e produção da terra. A igreja em 590 oficializa a festa, antes a condenava por seu caráter "pecaminoso", tentaram moralizá-la impondo cerimônias mais formais o que destoava da idéia de brincadeira, risos e libertinagem. É só em 1545, noConcílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gegório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus.Houve então uma tolerância por parte da igreja, já que não pode acabar com a festa, pelo menos tratou de fazer com que esta não incomodasse o calendário litúrgico cristão.

O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.

O carnaval tem sua história, como todas as grandes festas, ligada a fenômenos astronômicos ou da natureza. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.Mas por favor não saiam por aí dizendo que o carnaval é coisa do diabo.

Nenhum comentário: